O POVO SANTAL ME ENSINOU…

Publicado em 27 de setembro de 2016

Exemple

O POVO SANTAL ME ENSINOU…

 

O POVO SANTAL ME ENSINOU…
(Carta aos Animadores – Setembro 2016)

 

Desde o passado mês de dezembro estivemos falando e refletindo sobre a MISERICÓRDIA. No Evangelho de São Mateus, Jesus diz que a bênção é para quem pratica a justiça, a misericórdia e a fidelidade (cf. Mt 23, 23).

Eu gostaria de partilhar uma experiência que marcou minha caminhada vocacional como Missionário Claretiano na Índia, onde tive a sorte de passar um ano com membros da Tribo Santal. Eles me ensinaram a viver a vida ao máximo, no momento presente, com alegre esperança.

Em 2006, o ano da experiência de Missão, fui destinado à Missão de Sahari, no Estado de Bengala Oeste, Índia, antes de começar meus estudos de teologia. Depois de ter aprendido a língua, deram-me a responsabilidade de diferentes centros de ensino. A rotina consistia em ir pela manhã ao lugar onde o povo residia, depois de atravessar rios, bosques e provar os frutos da selva, visitar diversas famílias e voltar ao entardecer. Uma característica própria desta aventura começa com uma calorosa acolhida aos forasteiros, fazendo com que se sintam mais confortáveis pelo fato de estarem em suas casas. Tratar um estranho como se trata um da família sem esperar nada em troca é a parte mais louvável do tratamento humano praticado por este povo. Posso contar-lhes que os dias vividos com eles foi uma experiência maravilhosa e reconfortante. No entanto, meu coração desejava mais. Por isso, decidi viver com eles durante um mês para participar das suas alegrias, sofrimentos e contribuir com o seu bem- estar. Além de tudo isso tinha muito que aprender com eles.

Estava muito impressionado pelo estilo de vida deste povo. Sua capacidade de “viver ao máximo no momento presente com alegre esperança” é uma inspiração para qualquer um. Quer em situação alegre, quer em momentos de tristeza, eles vivem em harmonia. Eles influíram para que eu mudasse meu modo de perceber o mundo e o povo. Ensinaram-me a ser mais misericordioso, alegre e humilde. Tendo vivido uma maravilhosa experiência de um mês onde vive este povo, continuei trabalhando com eles durante um ano. No entanto, depois de um mês, vivi dois episódios infelizes. Um foi o fato de ter ficado doente e o outro foi mais traumático: a morte de meu amigo, que era também um catequista da Missão de Sahari.

Enquanto olho para trás, ao contemplar estes momentos, vejo minhas experiências sobrecarregadas com a misericórdia de Deus para com o povo da tribo Santal. Levo sempre comigo as coisas aprendidas em um ano e posso aplicá-las ao longo da vida. São úteis quando trato com jovens imigrantes no Canadá. Eles se encontram como em um sanduíche “entre a cultura de seus países e a cultura norte-americana”. Existe uma luta constante e se deve escolher ser misericordioso. Gostaria de finalizar meu testemunho com uma nova definição que dou à palavra MISERICÓRDIA (que em inglês se diz “mercy”).

 

Meeting young people where they are in their own condition

(= encontrar os jovens lá onde eles estão, em sua própria condição)

Embracing them with Christian charity and joyful hope

(= abraçá-los com caridade Cristã e alegre esperança)

Reveling the presence of Jesus Christ with humility and courage

(= revelar-lhes a presença de Jesus Cristo com humildade e coragem)

Contributing to the realization of God’s kingdom with them

(= contribuir com eles à realização do Reino de Deus)

Yearning for more spiritual closeness with God and accompanying them with tender love.

(= desejar apaixonadamente uma maior proximidade espiritual de Deus e acompanhá-los com um amor cheio de ternura).

 

o-povo-santal-me-ensinou

Reegan Soosai CMF
Missionário no Canadá

Outros Artigos

INSCRIÇÕES DO LIX EJOC

O EJOC convida jovens de 18 a 24 anos para fazer o LIX Encontro, que será realizado nos dias 10 e 11 de Novembro de 2018. A inscr...

Leia Mais →

REGULAMENTO DA GINCANA INTEGRADA DO EJOC 2018

A Gincana Integrada do EJOC tem como objetivo proporcionar a integração e a solidariedade entre os participantes da mesma. Abaix...

Leia Mais →

EJOC RUNNERS

EJOC RUNNERS na 11ª Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar 2018! Tivemos 4 quartetos e 4 octetos. Preparação para o EJOC R...

Leia Mais →