Conhecendo da Igreja no Interno – Módulo 1

Publicado em 21 de março de 2016

Exemple

Conhecendo da Igreja no Interno – Módulo 1

IMG_2354

 

A I Formação do EJOC e Comunidade, ministrada no último dia 19/03 pelo Pe. Fernando foi um grande sucesso! O salão nobre do Santuário ficou lotado por cristãos sedentos por conhecer a história da nossa Igreja!

O tema ”Conhecendo da Igreja no Interno” foi abordado pelo Padre Fernando de uma forma irreverente, de fácil compreensão e no estilo “Claret de ser”. 😍😜

O Pe abordou temas importantes e atuais e explicou aos presentes a importância da leitura e acompanhamento dos documentos da Igreja. Informação é tudo, e um bom cristão tem de usá-la a seu favor no seu cotidiano. Fique de olho 👀!

Em 1964 com o Concílio Vaticano II, que ficou conhecido por mudar a história e a Igreja – deu-se início a epistemologia (estudo do Espírito Santo) e a abertura da Igreja para o mundo. Uma mudança que alterou os rumos da história da nossa Igreja. Para saber mais sobre essa guinada, é obrigatória a leitura dos documentos 🔝do Concilio Vaticano II, os quais podemos citar:

*Lumen Gentiu – trata sobre a Igreja (o que é, o que faz, como funciona, a atribuição da hierarquia clerical).

*Dei Verbum – trata sobre a Revelação Divina – fala sobre os livros da Bíblia. Explica sobre o porquê de termos 7 livros a mais que a Bíblia Protestante, como são inspirados os livros e muito mais. ✍🏻

*Gaudium Et Spes – trata sobre como é a Igreja no Mundo de hoje. É conhecida como ‘A Constituição da Igreja’. ⛪️🏛Nesse documento podemos perceber que a Igreja começa toda uma reflexão sobre o pobre, que primeiro precisa ser gente, para depois ser cristão. #Caridade

Outro documento importante, e ainda leitura obrigatória para a próxima formação é o Laudato Si – Encíclica Verde. Nesse documento O Papa Francisco nos coloca a natureza como centro do universo, diferente da idade média, onde o homem era o centro do universo!

O Laudato Si’, é uma encíclica sobre o Cuidado da Casa Comum, no qual o papa critica o consumismo e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

Clique aqui e leia a encíclica na íntegra – http://m.vatican.va/content/francescomobile/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html

👀🔝🙏🏼Gesto concreto para a segunda formação – leitura obrigatória do Laudato Si’.

A formação foi encerrada com um momento de interiorização que nos fez refletir sobre quem é Jesus?

Descobrimos que o universo não foi criado para os homens, mas para Jesus. E que quando vemos Jesus Cristo apenas como motivo da nossa salvação, estamos sendo pobres de espírito, porque Jesus veio para nos ensinar a conviver com Deus e não para nos salvar. A salvação foi apenas segundo plano, uma consequência.

“O verbo se fez carne e habitou entre nós”. Deus se encarnou e se fez viver e sentir como nós. O maior legado de Jesus não foi a salvação, mas a sua presença, pois Jesus quis caminhar com seu povo. Porém, nos amou tanto, que deu a vida em favor dos seus.

Jesus veio para ser como nós e nos ensinar a ser como Ele, nos deixando sua maior virtude, a virtude que apenas um Deus poderia ter – “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei… Amai o seu inimigo”.

Ao final, a seguinte indagação foi deixada: Você já deu a vida em favor de alguém? Jesus o fez por você na cruz! 🙏🏼✝

Não deixe de participar das próximas formações!

Fique atento às redes sociais!

Para conferir as fotos da Formação, clique aqui!

#EjocRecomenda
#SigaAIgreja

Outros Artigos

INSCRIÇÕES DO LIX EJOC

O EJOC convida jovens de 18 a 24 anos para fazer o LIX Encontro, que será realizado nos dias 10 e 11 de Novembro de 2018. A inscr...

Leia Mais →

REGULAMENTO DA GINCANA INTEGRADA DO EJOC 2018

A Gincana Integrada do EJOC tem como objetivo proporcionar a integração e a solidariedade entre os participantes da mesma. Abaix...

Leia Mais →

EJOC RUNNERS

EJOC RUNNERS na 11ª Maratona de Revezamento do Pão de Açúcar 2018! Tivemos 4 quartetos e 4 octetos. Preparação para o EJOC R...

Leia Mais →